quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Medalha Comemorativa da Guerra de 1915-1918

Medaglia commemorativa della Guerra 1915-1918

Em 4 de novembro de 1918 terminava, para o Reino da Itália, a campanha Ítalo-Austriaca que iniciara em 24 de maio de 1915. A guerra, um dos mais sangrentos momentos vividos pelo estado italiano, viu a mobilização de uma força bélica como não se via desde o Império Romano: a mobilização foram mais de 6 milhões, entre homens do exercito dos diversos corpos e especialidades, auxiliaram as Forças armadas (Cruz Vermelha italiana, Ordem Militar de Malta, etc.), os trabalhadores das industrias militarizadas, etc.
Os anos da guerra, como amplamente famosa, foram longos e duros no front. Depois de dois anos do final do conflito, em 1920, com o Régio Decleto nº 1241 de 29 de julho do mesmo ano, foi instituída a MEDALHA COMEMORATIVA DA GUERRA ITALO AUSTRIACA. A medalha foi concedida aos soldados, aos reservistas, que compõem o pessoal dos corpos e departamentos auxiliares, que tenham prestado serviço pelo menos durante quatro meses na zona de guerra e na zona jurisdicional do Exército italiano empregados no front.
Hoje esta condecoração esta entre as mais comum e disponível no mercado de militaria italiana, devido a grande produção que foi feita desde 1920 até 1923 (fontes citam mais de 1.800.000 medalhas), e, infelizmente, grande parte dos colecionadores não a consideram, mas o que todo mundo não sabe é que talvez isso seja uma medalha com inumeráveis cunhagens que iremos analisar e por isso ela é interessantíssima. Ela é portada com orgulho por todos os que tiveram a honra de recebe-la, na ativa ou na reserva.

A Fita desta condecoração é idêntica a da Medalha Comemorativa da Campanha de Reunificação italiana: na realidade a Grande Guerra é considerada historicamente como a última guerra de união nacional e da redenção do povo italiano contra o domínio estrangeiro. É composta de dezoito linhas verticais de igual largura alternada das cores nacionais: verde, branco e vermelho. Não é difícil de achar medalhas com a fita colocada do lado contrario do que foi descrito.

A medalha foi cunhada pelas maiores empresas do setor conforme a lista abaixo:

- SACCHINI
- STEFANO JOHNSON
- FRATELLI LORIOLI & CASTELLI
- M. NELLI
- S.I.M. ROMA

Estas empresas gravaram a marca delas (ou logotipo) na frente, debaixo do busto de S.M., todos menos a STEFANO JOHNSON que gravou sua marca, as rubricas S J debaixo do ramo de louro central debaixo do busto já citado. Porem existem muitas amostras de medalhas que não trazem a indicação da cunhagem, portanto resultam de produção anônima. É arriscado portanto fornecer indicação da produção baseada somente no tipo de cunhagem ou do material utilizado, depois de ter sido localizado inúmeros e diferentes cunhagens desta condecoração.

Por Zamboni Davide





Cunhada com o bronze inimigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...