segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ordem do Mérito Aeronáutico

Ordem do Mérito Aeronáutico

A Ordem do Mérito Aeronáutico criada pelo Decreto-Lei nº 5.961, de 1º de novembro de 1943, se destina a premiar os militares da Aeronáutica Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País ou se hajam distinguido no exercício de sua profissão, assim como para reconhecer assinalados serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras e, ainda, por Organizações Militares e Instituições Civis, nacionais ou estrangeiras.

A insígnia da ordem é uma cruz potenciada, separada, em esmalte branco e com bordas em ouro; entre os braços da cruz, as pás de uma hélice também em ouro.
No centro um disco azul com a inscrição MÉRITO AERONÁUTICO e ao centro do disco o gládio alado da Aeronáutica. No reverso um disco semelhante com a insígnia nacional circundada pela legenda REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL nas mais antigas e REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL nas fabricadas a partir de 1971.

A Ordem compreende os seguintes graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

O primeiro registro na Ordem do Mérito Aeronáutico foi o do Major-General do Exército dos Estados Unidos da América Robert L. Walsh, no grau de Grande-Oficial, por decreto de 17 de maio de 1944.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...