quarta-feira, 9 de março de 2011

Coração Purpura - EUA 2ª Guerra

Purple Heart

A Purple Heart é a mais antiga condecoração militar dos Estados Unidos, outorgada em nome do Presidente a todos os integrantes das Forças Armadas que sejam feridos ou mortos durante o serviço militar, desde 5 de abril de 1917.

A condecoração original, com o nome de Distintivo do Mérito Militar, foi instituída por George Washington, então comandante do exército continental, em 7 de agosto de 1782. Ela foi concedida a apenas a três soldados a Guerra da Independência, caindo em desuso depois de seu término. Apesar de nunca ter sido abolida, a condecoração não foi mais proposta até depois da I Guerra Mundial, quando em 1927 o Congresso recebeu um pedido do comando do exército para revivê-la, mas negou a proposição.

Em janeiro de 1931, o general Douglas MacArthur, então ocupante do cargo de chefe do estado-maior do exército, o mais alto posto da força, confidencialmente encomendou um novo desenho para a medalha, baseado no bicentenário de nascimento de George Washington.

Uma especialista heráldica do exército foi encarregada dos estudos para a criação do novo desenho, baseada nas especificações de MacArthur, do que se tornaria a medalha Purple Heart. Por ordem executiva do Presidente dos Estados Unidos, ela foi instituída em homenagem à memória e as conquistas militares de Washington em 22 de fevereiro de 1932.

Como a concessão da medalha era retroativa a 5 de abril de 1917, o dia anterior ao que os EUA entraram na I Guerra Mundial, o general MacArthur, ferido nesta guerra, foi o primeiro a recebê-la.

Fabricada em bronze Tipo III (1943/45) fita dobrada com alfinete na ponta para uso em túnica. Pintura roxa em plástico Modelo original early e padrão da II Guerra Mundial. Presilha, dobradiça e base tipo slot brooch. 



Tipo III (1943/45)

Purple Heart & Gold Star Lapel Pin



A medalha em seu estojo de couro e cetim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...