domingo, 12 de junho de 2011

Medalha de l'Yser e Cruz de Yser - Bélgica 1ª Guerra

Médaille et Croix de l'Yser

Em 16 de outubro de 1914 o 3º corpo de reserva Alemão atacaram os postos belga leste da Yser. Estes foram os movimentos de abertura de um esforço concertado por parte dos alemães para romper e virar o flanco norte da frente aliada na posse do exército belga - que foi posicionado a partir da costa em Nieuport para Ypres via Dixmude, ao longo da linha do canal de Yser. A luta seguiu ao longo da frente toda por muitos dias, mas os belgas liderados pelo próprio Rei Alberto, a um custo de 60 mil baixas, muito homens ficaram feridos, um terceiro de sua força. Esta medalha comemora a "Batalha do Yser."

A medalha foi instituída a 18 outubro de 1918 para a concessão àqueles que tinham lutado ao longo do rio Yser entre 17 - 31 de outubro de 1914. A medalha pode ser atribuído a título póstumo, e aos soldados aliados que se qualificar sob as mesmas condições que os belgas. Um decreto de 05 fevereiro de 1934 deu a medalha o novo título de "Cruz de Yser" e um novo decreto de 22 de agosto de 1934 instituiu o novo design.

Descrição 

Medalha de Yse: 35 milímetros de diâmetro, com uma pátina de bronze. Anverso: retrata a figura de um homem que barrar o caminho com uma lança, e as datas de 17-31 outubro 1914. 
Reverso: mostra o leão belga, ferido no flanco, às margens da Yser, com a palavra sob Yser. Um medalhão circular, suspensão integral pequena no topo preenchida com esmalte "Rio verde" com a inscrição Yser e no oposto, uma coroa e a letra  "A" para o Rei Albert.

Cruz de Yser: O mesmo projeto que acima, mas com uma cruz Pattee incorporados ao projeto, efetivamente dando a medalha de quatro projeções, A substituição ocorreu em fevereiro a agosto de 1934.
(Veja ilustração abaixo).

Fita; preto com uma listra central de laranja.

Modelo de 1934


Modelo "original" de 1918







Diploma do Combatente, entregue com a Medalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...