terça-feira, 23 de agosto de 2011

"PUC" Citação Presidencial para Unidade - EUA 2ª Guerra

Army Presidential Unit Citation

A citação da unidade presidencial, originalmente chamada de Distinguished Unit Citation é concedido às unidades das Forças Armadas dos Estados Unidos e aliados por heroísmo extraordinário em ação contra um inimigo armado, em ou após 07 dezembro de 1941 (data do ataque a Pearl Harbor e o início do entrada do EUA na Segunda Guerra Mundial ). A unidade deve mostrar valentia, determinação e espírito de corpo no cumprimento de sua missão em condições extremamente difíceis e perigosas de modo a ajustá-lo à acima de outras unidades que participam na mesma campanha.

Desde a sua criação por portaria de 26 de fevereiro de 1942, retroativo a 7 de dezembro de 1941, para 2008, a Citação Presidencial de Unidade foi premiado em conflitos como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria , Guerra da Coréia, da Guerra do Vietnã, Guerra do Iraque, no Afeganistão Guerra, etc.

O grau de heroísmo necessário é a mesma que teria para a adjudicação da Cruz de Serviços Distintos, Cruz da Força Aérea ou Cruz da Marinha a um indivíduo. Em alguns casos, um ou mais indivíduos dentro da unidade pode também ter sido concedido reconhecimentos pessoais por sua contribuição para as ações para que a sua unidade inteira foi premiado com uma Menção Presidencial de Unidade.
Esta é uma das condecorações que só existem na forma de Ribbon bar e não na forma de medalha. Caso a Unidade condecorada fosse novamente condecorada, folhas de carvalho eram adicionadas ao ribbon bar.



PUC em um uniforme de Oficial da Força Aérea

 Conjunto com as 2 versões de PUC:
PUC, PUC com 2 Folhas de Carvalho, periodo da Segunda Guerra Mundial

A PUC também foi atribuida ao Esquadrão de Caça Brasileiro na Segunda Guerra mundial, o Senta a Púa.

Alguns dos trechos da Proposta de Citação Presidencial de Unidade enviado pelo Comandante do 350th Fighter Group, Coronel-aviador Ariel Nielsen, ao XXII Comando Aerotático, resumem fielmente as atividades do Grupo de Caça nesta fase da guerra:

"Proponho-vos seja o 1º Grupo de Caça Brasileiro citado pelos relevantes feitos realizados no conflito armado contra o inimigo, no dia 22 de abril de 1945.
Este Grupo entrou em combate numa época em que era máxima a oposição da antiaérea aos çaça-bombardeiros. Suas perdas têm sido constantes e pesadas e têm tido poucas substituições. À medida que se tornaram menos numerosos cada um passou a voar mais, expondo-se com maior freqüência. Mesmo assim, em várias ocasiões, tive que refreá-los quando queriam continuar voando, porque considerei que já haviam ultrapassado o limite de resistência.
A perícia e a coragem demonstradas nada deixam a desejar. chamo-vos a atenção para a esplêndida exibição do seu excelente trabalho contra todas as formas de interdição e coordenação de alvos.
Em minha opinião, seus ataques na região de San Benedetto, no dia 22 de abril de 1945, ajudaram a preparar o caminho para a cabeça de ponte estabelecida pelos Aliados, no dia seguinte, na mesma região. A fim de completar isso, o 1º Grupo de Caça Brasileiro, em seus feitos, excedeu os de todos os outros Grupos e sofreu sérias perdas.
Acredito estar refletindo o sentimento de todos os que conheceram o trabalho do 1º Grupo de Caça Brasileiro, ao recomendar que eles recebam a Citação Presidencial de Unidade (PUC - Presidential Unit Citation). Tal citação é, não só meritória, mas tornar-se-ia carinhosa à lembrança dos brasileiros, na comemoração dos esforços que foram desenvolvidos neste Teatro de Operações."

A condecoração acabou não sendo oficializada após a guerra, pois este tipo de comenda somente era atribuído a unidades americanas e de tamanho superior ao do Grupo de Caça. Esta grande injustiça só seria reparada 41 anos após o final da 2ª Guerra Mundial. No dia 22 de abril de 1986, por determinação do então Presidente dos EUA, Ronald Reagan, o 1º Grupo de Aviação de Caça recebeu, durante as comemorações do "Dia da Aviação de Caça", realizadas anualmente na Base Aérea de Santa Cruz, a merecida Citação Presidencial Americana. Somente uma unidade inglesa que lutou durante a Batalha da Inglaterra detém, juntamente com o Grupo de Caça, a honra de possuir tal distinção. Infelizmente, por motivos até hoje desconhecidos, os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça estiveram proibidos de usar tão importante condecoração. Esta proibição incluiu também o estandarte da unidade. Felizmente, esta proibição foi cancelada, e atualmente o Grupo de Caça e seus integrantes ostentam, com orgulho, a merecida comenda.
Fonte do trecho de texto: Carlos Daróz
http://darozhistoriamilitar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...