sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Homenagem aos Veterano

FEDERAÇÃO ISRAELITA DE PERNAMBUCO e ARQUIVO HISTÓRICO JUDAICO DE PERNAMBUCO - 70 Anos da Declaração de Guerra as Potencias do Eixo

Realizou-se aos 27 set 2012 em Recife uma Homenagem aos Ex-Combatentes e Lançamento de Livro por Ocasião dos 70 Anos da Entrada do Brasil na 2ª. Guerra Mundial .

O evento, no Museu Sinagoga Kahal Zur Israel, Rua do Bom Jesus (Recife Antigo), contou com a Banda do Comando Militar do Nordeste, que executou o Toque de Presença de Ex-Combatente e o Hino Nacional Brasileiro, encerrando com a Canção do Expedicionário, emocionando os presentes.

A mesa estava composta pela Profa. Dra. Tania Kaufmann, da UFPE e Diretora do Arquivo Historico Judaico de Pernambuco, fantastica lutadora da memoria pernambucana, Sr Fabio Lispector, diretor da FIPE – Federação Israelita de Pernambuco, General de Brigada Fernando Sérgio Nunes Ferreira, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Nordeste, representando o Comandante General BENZI, Prof. Israel Blajberg, da ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL e o Presidente da ANVFEB-PE Veterano Alberides de Lima Passos.

Blajberg, autor de SOLDADOS QUE VIERAM DE LONGE discorreu sobre 1942 – Um Ano Singular, seguindo-se as saudações da Profa. Tania e Gen Fernando.

O evento teve o apoio da ANVFEB-PE, Associação Nacional dos Veteranos da FEB, CNOR – Conselho Nacional dos Oficiais da Reserva, CONIB – Confederação Israelita do Brasil e FIPE – Federação Israelita de Pernambuco, sendo realizado na semana de 24 a 30 setembro 2012 quando ocorreu em Recife o XIV ENCONTRO NACIONAL DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO – ENOREX.

O evento revestiu-se de elevado capital simbólico, pela realização neste local onde em 1637 foi instalada a 1ª. sinagoga das Américas, e onde pregou o primeiro rabino do Brasil, Isac Aboab da Fonseca. Esquecida durante séculos, foi reinaugurada em 18 mar 2002, pelo Presidente FHC, sendo VP Marco Maciel, graças ao esforço de abnegados, alguns presentes como a Prof. Tania Kaufmann, Dr Boris Bernstein, Presidente
da FIPE na ocasião e o arqueólogo Prof. Marcos Albuquerque da UFPE

Presentes diversos representantes dos setores cultural, militar e governamental de Pernambuco, dos quais podemos citar o Coronel de Infantaria Antônio Carlos de Souza, Comandante do CPOR de Recife, acompanhado do Tenente Cesar Costa e uma representação de 10 Alunos do Curso de  Artilharia; Veteranos Alberides de Lima Passos e Josias Bezerra de Melo; Dr Edmilson Miranda, Secretario de Segurança de Jaboatão dos Guararapes, representando o Prefeito Elias Gomes (região onde existiram inúmeros engenhos de cristãos-novos); Prof. Marcos Albuquerque, que descerrou a pátina do tempo encobrindo a secular sinagoga, Coordenador do Lab de Arqueologia da UFPE e Arqueólogos Silvia de Andrade Lima Uchoa, Vilanez Brayner Lopes e Marcos Antônio Gomes de Matos Albuquerque; Tenente Coronel Wagner Rondon, representando o Coronel Inf João Wayner da Costa RIBAS, Comandante do Colégio Militar do Recife; Comandante João Batista do Nascimento, Presidente da Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais de Recife; Tenente Coronel PMPE Basilio Barbosa Maciel, Comandante do 16º. BPM; Tenente Coronel Carlos Roberto Carvalho Daróz e Sra. Elaine Pereira Daróz, Capitão Adailton Reinaldo Marques, Capitão Aderivaldo Pedro da Silva e Jose Roberto Monteiro, professores do Colégio Militar do Recife; Capitão de Fragata Roberto Ribeiro do Nascimento e Capitão Tenente Heloisa da Silva Simões, representando o Diretor do Hospital Naval do Recife, CMG Medico Dr Jaime Gouveia; Tenente R/2 Francisco Miranda, diretor da ANVFEB-PE e Assessor Cultural da AORE-Recife, e Tenente Silvio Mario Messias de Oliveira, ANVFEB-PE, com suas esposas, colaboradores na organização e realização do evento; Tenente Claudio Oliveira, representando o Brigadeiro Pinto Machado, Comandante do 2º. COMAR; Dr Boris Bernstein, antigo Presidente da FIPE; Sra Sandra Paro, Fundação Artístico Cultural Ibero-Americana; Hélio Posternak, fundador do Colégio Israelita; Ilana Kreimer, Ativista Comunitária; Sra Suely Mattos de Oliveira, Presidente Eleita do Rotary Clube Recife Boa Vista; Tenente Amom Francisco de Souza, representando o Capitão dos Portos de Pernambuco, Comandante Ricardo Pinheiro Padilha; Tenentes R/2 Arlindo Villar Rodrigues, Sergio Posternak (Intendência/88), e Roberto Gustavo Paashaus, ex-alunos do CPOR; Sra. Cheiva Grinspun, viúva do Engenheiro e ex-aluno do CPOR de Recife Dr Marcos Grinspun (Engenharia/1957).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...