segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pte. Sidney Godley

 

 Sidney Frank Godley (14 agosto de 1889 - 29 de junho 1957) Ele foi o primeiro Soldado condecorado com a VC na Primeira Guerra Mundial
 
Sidney Godley tinha 25 anos, soldado no 4 º Batalhão dos Fuzileiros Reais do exército britânico, durante a Batalha de Mons , na Primeira Guerra Mundial, quando ele realizou um ato para o qual ele foi agraciado com a Victoria Cross . Em 23 de agosto de 1914, em Mons , Bélgica no Canal Mons-Condé, o tenente- Maurice Burns e Sidney Godley se ofereceram para defender a Ponte Ferroviária de Nimy , enquanto o resto dos exércitos britânicos e franceses se retiraram para uma linha de defesa melhor no rio Marne . Quando o tenente Burns tinha sido mortalmente ferido e morto, Pte. Godley defendeu a ponte sozinho debaixo de fogo muito pesado e foi ferido duas vezes. Atingido por um estilhado de granada nas costas, e ele foi baleado na cabeça. Apesar de seus ferimentos que ele defendia a ponte, enquanto seus companheiros escapavam.

 Sua citação:
Por frieza e coragem na luta com sua metralhadora sob um fogo quente por duas horas depois de ter sido ferido em Mons no dia 23 de agosto.
Godley defendeu a ponte por duas horas, até que ele ficou sem munição. Seu último ato foi o de desmontar a arma e jogua-lá no canal. Ele tentou rastejar para a segurança, mas soldados alemães o capturaram e o levaram para um campo de prisioneiros de guerra. Seus ferimentos foram tratados, mas ele permaneceu no campo até o Armistício. Originalmente, pensava-se que ele tinha sido morto, mas algum tempo depois descobriu-se que ele era um prisioneiro de guerra em um acampamento chamado Delotz em Dallgow-Döberitz . Foi no campo que ele foi informado de que ele havia sido premiado com a Victoria Cross. Godley deixaram o campo em 1918, depois que os guardas abandonaram seus postos. Ele recebeu a medalha real do Rei George V , no Palácio de Buckingham , em 15 de fevereiro de 1919.



Godley morreu em 29 de junho de 1957 com 68 anos de idade. Ele foi enterrado com honras militares no cemitério da cidade em Loughton , Essex , onde ultimamente residia.

 
O conjunto foi a leilão em 2010 por cerca de £ 230,000  um lance de um colecionador anônimo arrematou o conjunto por £ 276.000, incluindo outros encargos.

   http://cdn4.warhistoryonline.com/wp-content/uploads/2012/07/61682704_61682097.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...