sábado, 11 de julho de 2015

MEDALHA FORÇA NAVAL DO NORDESTE (FNNE) - Brasil 2ª Guerra Mundial

FNNE
Criada pelo Decreto 35587, de 2 de junho de 1954, destinada a rememorar os serviços que aquela Fôrça Naval prestou ao Brasil durante a Segunda Guerra Mundial e a se concedida aos oficiais e praças que nela efetivamente serviram, nos Estado Maior e menor de seu Comando ou tripulando os navios que a constituírem.

Esta medalha, que repousa sobre uma âncora com a respectiva boça ostenta no anverso a figura quimérica do leão marinho em atitude agressiva simbolizando os mares onde a Fôrça Naval do Nordeste lutou para assegurar a integridade da honra da Pátria. No reverso a legenda Fôrça Naval do Nordeste-1942-1945.

Por meio de um passador adornado com dois golfinhos estilizados, a medalha pende uma fita branca, com duas listas verdes.

As passadeiras correspondentes as medalhas de ouro e prata será fixada uma pequena palma do metal em que a medalha for cunhada. A medalha de ouro será usada pendendo de um colar de fita preso ao pescoço. 

As demais serão presas ao peito, do lado esquerdo.

A concessão da Medalha Fôrça Naval do Nordeste era feita de acordo com o seguinte critério:

  • a) Ao oficial que comandou a F.N.N.E. durante a 2ª Guerra Mundial - será conferida a medalha de ouro.
  • b) Ao chefe do Estado Maior da FNNE e aos comandantes dos navios que a constituíram serão conferidas medalhas de prata. 
  • c) Aos oficiais e praças que, designados para servir na FNNE, efetivamente prestaram serviços de guerra, quer embarcados em seus navios como membros que sua tripulações, quer servindo nos Estados Maior e menor do Comando da Fôrça - serão conferidas as medalhas de bronze.  
 Esta é uma medalha relativamente rara, principalmente em Ouro e Prata.

FNNE em Prata


FNNE em Bronze

Antônio Moreira Ferreira - Na foto, percebe-se que foi condecorado com a medalha de Serviços de Guerra da Marinha, bem como a Força Naval do Nordeste, em bronze.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...