sexta-feira, 8 de setembro de 2023

CHILE. ORDEM DO MÉRITO, GRAU CAVALEIRO PRATA -- Modelo 1929








R$ 390,00 por R$ 230,00

ORDEN AL MERITO

Esmalte azul e estrela de cinco pontas esférica em prata, com coroa de louros entre os braços, suspensão um condor dos Andes com asas abertas; o rosto com medalhão central circular com cabeça de mulher circundada pela inscrição 'REPUBLICA DE CHILE'; o reverso com medalhão central com ramo de loureiro circundado pela inscrição 'AL MERITO'; alguma perda de esmalte Azul em dois braços da face e pequena perda de esmalte em algumas pontas da face e reverso (ver ilustrações); fita correta (Reposição) .



Nota de Rodapé:
A Ordem do Mérito (Orden al Mérito) é uma ordem militar chilena e foi criada em 1929. Sucedendo a Medalha do Mérito, que foi criada durante o mandato do Presidente German Riesco através do decreto do Ministro da Guerra nº 1350 em 4 de setembro de 1906. Esta nova distinção nacional foi criada para reconhecer o serviço meritório prestado por militares estrangeiros a oficiais chilenos. A ordem só é concedida a estrangeiros.

Em 1817, Bernardo O'Higgins criou a Legião do Mérito, com o objetivo de reconhecer aqueles que prestaram ajuda ao Chile, especialmente durante sua independência. Em 1823, quando O'Higgins fugiu do país após sua abdicação, a Legião foi extinta.

No entanto, em 1906, o alemão Riesco criou a Medalha de Mérito, com o mesmo objetivo da atual Ordem: premiar aqueles que prestaram serviços públicos à República. As primeiras 200 medalhas militares foram cunhadas em ouro e prata, dando-lhes o título de Primeira e Segunda Classe. Eles foram cunhados na Casa de Moedaa, com uma fita tricolor. A ordem tinha três classes: Primeira, Segunda e Terceira Classe; mas depois foi adicionada uma nova classe (Grande Oficial) que seria concedida aos chefes de estado. em 1929 a fita passou a ser Azul liso.