VENDIDOS

quinta-feira

USA. INSÍGNIA QUARTERMASTER CORPS - US ARMY - PRÉ 1ª GUERRA MUNDAL








R$ 150,00  por  R$ 75,00 


Dispositivo de gola do Corpo de Intendentes do Exército dos EUA Pré-Primeira Guerra Mundial 

Feita em Bronze Esta é uma de insígnia de colar do Corpo de Intendentes dos Estados Unidos da época anterior à Primeira Guerra Mundial. Mede aproximadamente 2,4cm x 2,2. Não está marcada. Esta peça é de fechamento por alfinete.


Nota de Rodapé:

O Corpo de Intendentes foi uma unidade militar que forneceu alimentos, equipamentos e serviços aos soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Suas responsabilidades incluíam:

  •  Fornecer alimentos aos soldados, incluindo provisões de subsistência.

  • Fornecer uniformes e equipamentos pessoais aos soldados.

  • Transportar suprimentos para pontos de distribuição, inclusive por trem e automóvel.

  • Oferecer serviços de lavanderia e banho aos soldados.

  • Realizar serviços de recuperação e desinfecção.

  • Fornecer cavalos e alimentação para eles.

  • Fornecer munição.

O Corpo de Intendentes era uma organização completamente militarizada com suas próprias unidades. Eles aprenderam lições valiosas ao apoiar um grande exército moderno no exterior durante a Primeira Guerra Mundial.

Informação adicional:

  • O Corpo de Intendentes foi criado em 1912, quando o Congresso consolidou os Departamentos de Subsistência, Pagamento e Intendência.

  • A tarefa de alimentar os soldados foi enorme, enviando quase 900.000 toneladas de alimentos dos EUA para a Frente Ocidental até o final da guerra.

  • Unidades especializadas do Corpo de Intendentes foram usadas na França, incluindo operações de lavanderia, banho, recuperação de materiais e portos.


domingo

EUA. BROCHE DA 8TH USA AIR FORCE "SWEET HEART " 2ª GUERRA MUNDIAL

 





R$ 200,00  por  R$ 100,00 

Famoso Broche Sweetheart (Broche da Namorada ou Esposa) da 8ª Força Aérea Americana  , peça em Metal dourado e Esmalte , um 8 com asas em esmalte Azul , com estrela Branca e centro Vermelho , Uniface. Muito provavelmente feito no Reino Unido, mas sem marcas de fabricante estampadas na parte traseira. Foi criado no estilo britânico clássico de 'asas curtas', característico do emblema da 8ª Força Aérea. Medidas 4,2cm  , infelizmente está faltando o laço e alfinete. 


Nota de Rodapé:

8ª Força Aérea

A 8ª Força Aérea foi estabelecida como VIII Comando de Bombardeiros em 19 de janeiro de 1942 e ativada em Langley Field, Virgínia, em 1º de fevereiro. Foi reassentada na Base Aérea do Exército em Savannah, Geórgia, em 10 de fevereiro de 1942. Um destacamento avançado do VIII Comando de Bombardeiros foi estabelecido na RAF Daws Hill, perto do Quartel-General da RAF Bomber Command na RAF High Wycombe, em 23 de fevereiro, em preparação para a chegada de suas unidades ao Reino Unido vindas dos Estados Unidos. O primeiro grupo de combate do VIII Comando de Bombardeiros a chegar no Reino Unido foi o escalão terrestre do 97º Grupo de Bombardeiros, que desembarcou na RAF Polebrook e na RAF Grafton Underwood em 9 de junho de 1942.


O VIII Comando de Bombardeiros lançou seu primeiro ataque no Noroeste da Europa em 4 de julho de 1942, quando seis bombardeiros RAF Douglas Boston (A-20 Havoc) pilotados por tripulações do 15º Esquadrão de Bombardeiros (Leve), acompanhados por outros seis bombardeiros Boston do experiente Esquadrão Nº 226 da RAF, liderados pelo Capitão Charles C. Kegelman, atacaram quatro campos de aviação nos Países Baixos. Alertadas para o ataque, as defesas dos campos de aviação estavam preparadas para a incursão quando ela chegou. A hélice direita do Boston de Kegelman foi destruída por fogo antiaéreo enquanto sobrevoava o alvo no Campo de Aviação De Kooy. O fogo terrestre adicional causou danos à asa direita, e o motor pegou fogo. O avião de Kegelman perdeu altitude e até quicou no chão, mas ele conseguiu trazer o bombardeiro danificado de volta e recebeu a Cruz de Serviço Distinto (DSC) do General Carl Spaatz em 11 de julho. Esta foi a primeira DSC concedida a um membro da 8ª Força Aérea na Segunda Guerra Mundial. O outro bombardeiro Boston, pilotado pelos americanos, foi abatido sobre De Kooy.

As operações de combate regulares do VIII Comando de Bombardeiros começaram em 17 de agosto de 1942, quando o 97º Grupo de Bombardeiros voou com doze Boeing B-17E Flying Fortresses na primeira missão de bombardeiros pesados da guerra do VIII Comando de Bombardeiros, saindo da RAF Grafton Underwood, atacando os pátios de triagem em Rouen-Sotteville, na França. O Coronel Frank A. Armstrong pode ter sido o comandante do 97º, mas na época da incursão, ainda não estava qualificado como piloto principal. Nessa missão, ele sentou no assento do copiloto do B-17 líder, Butcher Shop. O piloto em comando e líder dessa missão histórica foi Paul Tibbets, que em 6 de agosto de 1945 lançou a primeira bomba atômica, Little Boy, sobre Hiroshima, a partir do Boeing B-29 Superfortress, Enola Gay.
Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças aéreas ofensivas da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (USAAF) vieram a ser classificadas como estratégicas ou táticas. Uma força aérea estratégica tinha como missão atacar o esforço de guerra do inimigo além de suas forças de linha de frente, predominantemente instalações de produção e fornecimento, enquanto uma força aérea tática apoiava campanhas terrestres, geralmente com objetivos selecionados em cooperação com os exércitos.
Na Europa, a 8ª Força Aérea foi a primeira força aérea estratégica da USAAF, com uma missão de apoiar uma invasão do continente europeu a partir das Ilhas Britânicas. A 8ª Força Aérea realizou operações estratégicas de bombardeio diurno na Europa Ocidental a partir de campos de aviação no leste da Inglaterra como parte da Ofensiva de Bombardeio Combinada.


A diretiva Pointblank de junho de 1943 redirecionou o esforço de bombardeio estratégico aliado contra a força aérea alemã para reduzi-la ao ponto de não poder se opor à planejada invasão da França em meados de 1944. Também em junho de 1943, dois grupos da 8ª Força Aérea da Inglaterra começaram a treinar para a próxima Operação Tidal Wave, uma incursão de baixo nível nas refinarias de Ploiești, na Romênia. Um terceiro grupo, o 389º, que originalmente estava programado para ser transferido para a Inglaterra, também foi designado para a missão. Os grupos foram transferidos para a Líbia em julho, onde, juntamente com a 9ª Força Aérea, atacaram alvos em apoio à invasão aliada da Sicília. Algumas semanas após a Tidal Wave, os grupos da 8ª Força Aérea retornaram à Inglaterra.

EUA. PIN DE LAPELA AMERICAN LEGION ANOS 40

 




R$ 120,00  por  R$ 60,00 

Pin de Lapena de Membro da Legião Americana, em bronze, e esmalte, escrição AMERICAN LEGION em um circulo em esmalte azul, com uma estrela de cinco pontas entre folhas de louro e no centro "US" (United States) .Com traseira de rosca e parafuso inscrito o fabricantes: Bastian Bros.Co - Rochertes . NY. -  M.P.B  - P.I.U : Dimenções 1,5cm diametro. Excelente condições.



Nota de Rodapé:

A Legião Americana (American Legion, em inglês) é uma organização de veteranos de guerra dos Estados Unidos. Fundada em 1919, logo após a Primeira Guerra Mundial, a Legião tem como objetivo apoiar os veteranos das Forças Armadas americanas e promover patriotismo, cidadania e serviços à comunidade.

Eles são conhecidos por organizar eventos comunitários, realizar serviços de assistência aos veteranos, oferecer bolsas de estudo e promover o bem-estar geral das comunidades em que estão inseridos. Com filiais em todo o país, a Legião Americana é uma das maiores e mais influentes organizações de veteranos nos EUA.


BRASIL. PIN DE LAPELA "RESERVISTAS"





R$ 40,00  por  R$ 20,00 

Pin de Lapela, "RESERVISTAS", em Metal e Esmalte, 1,5cm x 1,4cm  Em bom estado

sexta-feira

BRASIL. MEDALHA DO MÉRITO CIRÚRGICO - CBC

 





R$ 250,00  por  R$ 125,00 


Na anteface desta medalha esta cunhada a constelação do Cruzeiro do Sul, olhando para o globo terrestre, envolto por um fio em forma de cobra, transpassado em sua base sobre um ramo de loureiro, formando um nó cirúrgico verdadeiro.Bustos de HIPÓCRATES e AMBROISE PARÉ, HIPPOCRATES AMBROISE PARE, verso - Colégio Brasileiro de Cirurgiões, ano 1929, med. 4,5 cm de diâmetro - Peso aproximado 65 gramas, Metal dourado, Fita de pescoço. 

Prêmio consedido a Dra. MERISA BRAGA DE MIGUEZ GARRIDO.


Nota de Rodapé:

O prêmio foi criado em reunião do Diretório Nacional realizada no dia 12 de novembro de 1987, tendo sido atualizado e aprovado em reunião do Diretório Nacional de 12 de fevereiro de 2009.
Objetivos:

Artº 1º – O Colégio Brasileiro de Cirurgiões resolveu criar a Medalha do Mérito Cirúrgico a ser outorgada a cirurgiões vivos, pertencentes ou não ao C.B.C., que na opinião dos Membros do Colégio de sua comunidade (cidade ou município) tenham prestado relevantes serviços como cirurgião ou para a cirurgia de sua região, com idade igual ou superior a 70 anos e não tenham sido agraciados com o Prêmio “Colégio Brasileiro de Cirurgiões”.

§ Único – A medalha pode ser outorgada post-mortem, caso o falecimento ocorra após a indicação da Comissão Julgadora.


BRASIL. MEDALHA DO MÉRITO VASCULAR, PROF. ANTONIO LUIZ DE MEDINA





R$ 100,00  por  R$ 50,00 

Medalha em Bronze, medidindo 50 x 55mm de diamentro . Medalha do Mérito Vascular, Professor Antônio Luiz de Medina outorgada pela Sociedadade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular- Rio de Janeiro (SBACV-RJ) Em bom estado. Fita de Pescoço.

Prêmio consedido a Dra. MERISA BRAGA DE MIGUEZ GARRIDO.

Nota de Rodapé

A Medalha do Mérito Vascular, Professor Antônio Luiz de Medina, é uma honraria concedida a profissionais que se destacam na área de cirurgia vascular e endovascular, especialmente no estado do Rio de Janeiro. Essa medalha homenageia o renomado cirurgião vascular Antônio Luiz de Medina, que foi uma figura de grande importância na medicina brasileira, contribuindo significativamente para o avanço da angiologia e cirurgia vascular no país.

BRASIL. MEDALHA XIV VIAGEM DE INSTRUÇÃO N.E. ALMIRANTE SALDANHA - 1954








R$ 160,00  por  R$ 80,00 



Medalha em Bronze, 40mm de diâmentro, pátina linda, sem Fita , 22 gramas
Esta perfeitamente linda!!

Foram cunhadas para comemorar a XIV Viagem de Instrução Almirante Saldanha foi cunhada em 1954 pela Marinha do Brasil. Existiam modelos em prata e em bronze.

quarta-feira

BRASIL. ANTIGO DISTINTIVO DO CURSO SUPERIOR DE COMANDO - FAB – ANOS 60/90

 




R$ 80,00  por  R$ 40,00 


Antigo distintivo do Curso Superior de Comando da FAB Força Aérea Brasileira, dos anos 60/90;
Em metal Dourado , Mede: 4,7 x 4,5 cm; Em bom estado.

BRASIL. MEDALHA GRANDE PRÊMIO REI ALBERTO I - Homenagem do Derby-Club - 1920

 





R$ 190,00  por  R$ 95,00 

Homenagem ao Rei Alberto I da Bélgica, oferecida pelo Derby Club em 1920, por ocasião de sua visita ao Brasil. Na oportunidade, criou-se o Grande Prêmio Rei Alberto de 100.000 Francos ao vencedor. Medalha em COBRE com 55mm, Peso: 73,3 g,   Linda Pátina! possivel ver que ainda é "Flor de Cunho" contendo ainda brilho da cunhagem. gravador Augusto Girardet; Consta no catálogo: v Kurt Prober - Catálogo de Medalhas da República pg. 66.


Nota de Rodapé:

domingo, 26 Setembro, 1920

Apesar da chuva, os soberanos belgas iniciaram o dia com um banho de mar em Copacabana.

Às 9 horas, o casal assistiu à missa solene realizada no Palácio São Joaquim pelo cardeal Arcoverde.

Almoçaram no Palácio da Guanabara, onde foram visitados por Hilário de Gouveia, sr. e sra. Bento Oswaldo Cruz, e pelo senador Irineu Machado. Moradores da estação do Encantado mandaram uma carta para o diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil pedindo que o nome da estação fosse mudado para Sua Majestade Elisabeth.



A tarde foi consagrado ao esporte. Assistiram ao "Grande Prêmio" no hipódromo do Derby Club. Havia nada menos de 50 mil espectadores para os sete páreos de corrida de cavalos, alguns nomeados com nomes de cidades belgas, Anvers, Louvain, Ypres, Liège e Zeebruge. O destaque era o Grande Prêmio Rei Alberto I.

Segundo o jornal “O Paiz” o rei dos belgas acompanhou com vivo interesse aos desenrolar da grande pugna que teve com vencedor o esplendido cavalo Miáo conduzido pelo Enrique Rodrigues. Ele foi o vencedor dos 100.000 francos com um cavalo argentino de 4 anos.

Em seguida, uma festa esportiva foi apresentada no Fluminense, após uma partida de futebol. Segundo a imprensa: “foi uma apoteose sem igual!”. Cerca de 1.500 jogadores de futebol, dos clubes da Liga Metropolitana, desfilaram para o casal real. Realizou-se uma partida de futebol entre os times da zona norte e da zona sul da Liga Metropolitana. A zona sul venceu por 4 a 1.

Fonte:

Livro "Visita da família real belga ao Brasil, 1920. - São Paulo: FAAP, 2010.


BRASIL. MEDALHA DA VISITA DO REI ALBERTO I DA BÉLGICA AO BRASIL - 1920

 







R$ 250,00  por  R$ 125,00 


Medalha ao Rei Herói -  Rei Alberto I (* 1875 - † 1934) , "O Rei Herói" , sobre a efígie do Rei da Bélgica com capacete os símbolos do Brasil e da Bélgica e no exergo a inscrição: “Ao Rei Heróe”. . Em metal estampado. Medidas: 31 x 20 mm. Peso: 2,7g. Em bom estado.



Nota de Rodapé:

A visita do rei Alberto I da Bélgica (1875 – 1934) ao Brasil, entre 19 de setembro e 15 de outubro de 1920, foi a primeira realizada por uma monarca europeu à América do Sul (A Noite, 2 de junho de 1920). Ele veio acompanhado de sua esposa, a rainha Elisabeth (1876 – 1965), e o filho do casal, o príncipe Leopoldo (1901 – 1983), futuro rei Leopoldo III, juntou-se a eles no princípio de outubro. Durante sua estadia no país, o casal real foi sempre aclamado pela população e os jornais comumente referiam-se ao soberano como o “rei herói” ou o “rei soldado”, devido à sua atuação na Primeira Guerra Mundial (Jornal do Brasil, 8 de abril de 1920).

Em artigo assinado pelo jornalista e escritor Gilberto Amado (1887 – 1969) foi ressaltada a capacidade do “grande rei católico” de conciliar em sua pessoa “o espírito democrático do nosso tempo com as tradições da velha casa dinástica” e sua visita ao Brasil seria, então, “um extraordinário acontecimento que representa uma honra para o Brasil e uma glória para o governo que o propicia” e uma oportunidade para o povo brasileiro “aclamar uma das mais belas figuras morais do mundo moderno” (O Paiz, 14 de junho de 1920). Segundo o primeiro-ministro belga, Léon Delacroix (1867 – 1929), a viagem teria como consequência uma estreita aproximação comercial entre os dois países (O Paiz, 4 de setembro de 1920). De fato, um dos frutos da viagem foi a criação da Companhia Belgo Mineira, em 1921.

O convite formal para a viagem dos reis da Bélgica foi feito pelo delegado do Brasil na Conferência de Versalhes, em 1919, Epitácio Pessoa. Foi precedida por vários preparativos como a reforma do Palácio da Guanabara (O Paiz, 27 de abril de 1920), o restabelecimento da Ordem do Cruzeiro – criada por Dom Pedro I, em 1822, e extinta com a proclamação da República (Gazeta de Notícias, 15 de junho de 1920) – , e a criação de um protocolo para recebê-los. Vários eventos foram programados para recepcionar os reis, desde festas públicas a jantares protocolares e visitas a instituições como ao Jardim Botânico e ao Instituto Oswaldo Cruz. Os soberanos também foram a São Paulo e a Minas Gerais.


Fonte:  brasilianafotografica.bn.gov.br 

Obs: é possivel ver fotografias da visita nesse site.