sexta-feira, 8 de setembro de 2023

PORTUGAL. MEDALHA MILITAR DE COMPORTAMENTO EXEMPLAR 1910 - GRAU PRATA - TIPO 2

 







R$ 349,00


Medalha de Comportamento Exemplar. 


Em prata, medalha circular gravando no anverso um retrato símbolo da república, rodeado pela inscrição REPUBLICA PORTUGUESA, tendo no reverso um anjo gravado com a inscrição MEDALHA MILITAR COMPORTAMENTO EXEMPLAR 1910, medindo 32,78 mm (l) x 37,16 mm, contato leve, acompanhado de fita original verde e branca. Possível ver o carimbo do fabricante (Frederico Costa?). muito provavelmente emitida nos anos de 1920 . linda. 


Nota de Rodapé:

A Medalha de Comportamento Exemplar foi instituída pelo Ministério da Guerra de Portugal em 2 de outubro de 1863.  Foi criada em conjunto com a Medalha de Bons Serviços Militares e a Medalha de Valor Militar como um esforço para promover a lealdade e a união entre o Exército Português. Elas foram criados por Decreto Orgânico Militar, e desde então são chamados todos juntos como "Medalha Militar". Originalmente, a Medalha de Conduta Exemplar consistia em três graus; A medalha foi criada em 1910 e concedida por um longo serviço militar distinto de conduta exemplar, disciplina, lealdade e espírito ao longo de uma longa carreira militar.. 

Motivos de concessão

A medalha de comportamento exemplar compreende os seguintes graus:

  • Medalha de Ouro (MOCE) - Concedida ao militar que contar trinta anos de serviço militar efectivo, que nunca tenha sofrido qualquer punição criminal ou disciplinar e tenha sempre revelado dotes notáveis de zelo pelo serviço e alto sentido da virtude, da obediência e das regras da disciplina militar.
  • Medalha de Prata (MPCE) - Concedida ao militar que contar quinze anos de serviço militar efectivo, que nunca tenha sofrido qualquer punição criminal ou disciplinar.
  • Medalha de Cobre (MBCE) - Concedida aos oficiais, sargentos e praças que completem seis anos de serviço militar efectivo e que nunca tenham sofrido qualquer punição criminal ou disciplinar.