sábado, 7 de agosto de 2021

BRASIL. MEDALHA COMEMORATIVA AO REI ALBERT DA BÉLGICA - 1915

 








Recorte do Pequeno Jornal 21 abril de 1915


R$ 95,00


Medalha comemorativa ao Rei Albert da Bélgica ao Aniversário de 40 anos

Anverso: efígie do rei belga Alberto I — Albert Léopold Clément Marie Meinrad (8 de abril de 1875 - 17 de fevereiro de 1934). Reverso: a inscrição "RIO DE JANEIRO" acima da data "8 DE ABRIL DE 1915" (data do aniversário de 40 anos do monarca). Bronze, 22mm, 7g, sem e fita. Cunhagem: Casa da Moeda do Brasil. Gravador: Augusto Giorgio Girardet. Consta no catálogo: - Kurt Prober - Catálogo de Medalhas da República pg. 60.


Nota de Rodapé:

Publicado no Jornal Pequeno da cidade do Recife em 21 de abril de 1915 na página 3 da edição número 089

"Verifica-se hoje, no Theatro Lyrico, importante festival, organizado pela directoria da Liga prò Alliados, em homenagem ao senador Pierre Baudin, chefe da missão franceza á America do Sul.

Será orador official o deputado Irineu Machado. Choros de senhoritas acompanharão mlle. Beatriz Sharrard na Marselheza, na Brabançou e nos hymnos dos demais paizes aliados e do Brazil. Durante a festa serão vendidas medalhas de ouro, prata, bronze e metal branco, cunhadas na Casa da Moeda e gravadas pelo professor Girardet. Essas medalhas têm no anverso a effigie do Rei Alberto da Belgica e no reverso a inscripção <<Rio de Janeiro. 8 de abril de 1915.>>".

A "Liga prò Alliados" foi uma organização fundada no Rio de Janeiro no dia 7 de março de 1915, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), por José Veríssimo, Nestor Victor e Olavo Bilac, e instalada no Clube de Engenharia, localizado na atual Avenida Rio Branco. Tinha como objetivo consolidar as simpatias pelos países Aliados e era formada, basicamente, por ilustres intelectuais e políticos do cenário fluminense, dentre eles o poeta Alberto de Oliveira, o senador Artur Azeredo, o também senador Paulo de Frontin, o jornalista português João Luso, o urbanista Armando de Godoy, e o romancista Afonso d'Escragnolle Taunay. Tinha como presidente honorário o senador Ruy Barbosa, e como membro do Comitê Executivo e representante no exterior, Graça Aranha."