quarta-feira, 26 de abril de 2023

CUBA. MEDALHA DA VITÓRIA INTER-ALIADA - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (RÉPLICA)

 






R$ 189,00

CUBA. MEDALHA DA VITÓRIA INTER-ALIADA 

Medalha: Anverso: Figura simbólica da Vitória entre louros representando o triunfo militar no exergo apresenta a assinatura do artista “Charles C.”. Reverso: No centro o brasão das armas de Cuba entre os nomes das nações aliadas, na orla acima a inscrição “La Gran Guerra por la Civilizacion”. Em metal  Gravador: Charles C.. Medida: 3,5 cm. fita moderna da medalha da vitória.

(ESTA MEDALHA É UMA REPLICA)



Nota de Rodapé:
No nível militar, apesar do estabelecimento de uma força expedicionária de cerca de 20.000 homens, nenhum militar cubano pôs os pés em solo europeu, apenas a marinha colaborando com a Marinha dos EUA para controlar as águas do Caribe (escolta de carga, caça a possíveis submarinos alemães). Sua adoção foi decidida em junho de 1922 de acordo com os princípios estabelecidos no início de 1919 e respeitados pelos países aliados (13 em número) que adotaram esta medalha. Ela substituiu a Medalha Memorial Naval, mas foi estendida aos soldados do Exército que serviram entre abril de 1917 e janeiro de 1919. 
Sua fabricação também é confiada aos estabelecimentos parisienses Chobillon que, pelo anverso, se contentam em tomar a da não oficial Medalha da Vitória Francesa de Charles.


Nota de Rodapé 2:
A Medalha da Vitória de Cuba (Inter Aliada) da I Guerra Mundial, instituída pelo Decreto 905, de 10 de junho de 1922 e concedida aos soldados e marinheiros que serviram entre 7 de abril de 1917 e 13 de janeiro de 1919 durante a Grande Guerra (1914 – 1918). Na conferência de Paz em janeiro de 1919 foi aprovada a proposta do Marechal Foch para que todos os combatentes dos países aliados recebessem uma mesma medalha, mantendo o espírito de camaradagem dos campos de batalha, uma comissão Inter-Aliada decidiu que a medalha teria o nome de “Medalha da Vitória”.