quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

PORTUGAL. MEDALHA DE CORAGEM, ABNEGAÇÃO E HUMANIDADE - PRATA 2ª CLASSE (VENDIDO)





 VENDIDO

Medalha Condecoração ISN 2ª Classe  (Instituto de Socorro a Náufragos)

Medalha em Prata e Esmalte, em 3 partes medindo 3,7 X 3,5cm, dentro no centro mostra a imagem de um navio afundando e uma barco a remos com para resgatar os náufragos . Ao redor a inscrição " CORAGEM ABNEGAÇÃO E HUMANIDADE" concedido a marinheiros fita Original e fivela.

1 - A medalha de coragem, abnegação e humanidade compreende os seguintes graus:

Medalha de ouro;
Medalha de prata;
Medalha de cobre.

2 - A medalha de ouro é concedida ao indivíduo ou coletividade que prestar um relevantíssimo serviço à salvação marítima ou que, tendo sido agraciado por duas vezes com a medalha de prata, tenha adquirido direito a terceira medalha do mesmo grau.

3 - A medalha de prata é concedida ao indivíduo ou coletividade que prestar um relevante serviço na salvação de náufragos ou que, tendo sido agraciado por duas vezes com a medalha de cobre, tenha adquirido direito a terceira medalha do mesmo grau.

4 - A medalha de cobre é concedida ao indivíduo ou coletividade que prestar um importante serviço na salvação de náufragos.

5 - A medalha é do modelo anexo a esta portaria e é usada pendente em fita de seda encarnada, orlada de verde-escuro, de 0,03 m de largura.

6 - O indivíduo agraciado com pelo menos três medalhas de ouro usa, em substituição de uma delas, uma insígnia de ouro, idêntica à da medalha e com o dobro do tamanho, suspensa de fita pendente do pescoço; a fita é idêntica à da medalha, mas com o dobro da largura.


Nota de Rodapé: 

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) MHIH • MHB é o organismo humanitário responsável pela direção técnica dos serviços de salvamento de vidas humanas nas áreas marítimas e fluviais de Portugal. Foi fundado em 1892, sob o alto patrocínio da Rainha D. Amélia, como uma entidade privada de beneficência com o nome de Real Instituto de Socorros a Náufragos. Atualmente, o ISN depende da Marinha Portuguesa, através da Direção-Geral de Autoridade Marítima, mantendo no essencial os objetivos e missão para os quais foi fundado.

Atenção: A medalha "SPES", NÃO é a mesma finalidade.. a Medalha SPES premia os integrantes Doadores da instituição por tempo de contribuição.. 10 (cobre) , 25 (prata) e 50 anos (ouro)