sábado, 26 de junho de 2021

BRASIL. DISTINTIVO A COBRA VAI FUMAR "LATINHA DA FEB" 1945 (VENDIDO)




 
foto internet


foto internet

VENDIDO

Distintivo da Força Expedicionária Brasileira 

A “latinha” como é conhecida a cobrinha em metal, era entregue aos soldados na volta da Itália para o Brasil, para serem usadas nos uniformes das paradas da vitória da chegada.
Estado de Conservação: 95%. Latinha original da FEB. Dimensões: 53,23×66,27mm. Peso 3,8gr.
Item cada vez mais escasso. indispensável para coleção da FEB . 


Nota de  Rodapé: 
Este distintivo de lata da "Cobra Fumando" só foi feito no final da guerra, na Itália , tendo sido considerado oficial pela FEB, aprovado pelas tropas é também pelos americanos. Foi bastante difícil sua confecção ,em quantidade suficiente, para um efetivo de mais de 25.000 soldados . Foi solicitado ao Brasil que fizesse chegar aos nossos combatentes essa significativa caracterização da FEB , nos campos da Itália , colocando os brasileiros em pé de igualdade com os demais forças aliadas, mas nenhuma providência foi tomada nesse sentido. Foram feitas encomendas para os oficiais , em Roma e Florença . No fim da guerra ,descobriu-se em Milão, uma estamparia capaz de confeccionar o tão almejado distintivo. No embarque de volta , dos diversos escalões, a 4º Seção entregou ao comandante da tropa embarcada um exemplar para cada homem, a fim de que a COBRA FUMANDO não ficasse na Itália como souvenir. Dessa forma o distintivo foi ostentado na chegada ao Brasil , pelos vitoriosos da campanha da Itália .Foi usado desfile das tropas brasileiras e portuguesas , em Setembro em Lisboa em comemoração à vitória da FEB. Em conversa com o ex-combatente Tenente Pedro Rodrigues em Curvelo , ele me contou que por onde desfilaram , na Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro , houve casos de pessoas que cortaram as mãos na latinha do distintivo , na tentativa de tocar os braços dos soldados.

PESQUISA: A Cobra Fumando (O distintivo da FEB ) de Aguinaldo José de Senna Campos e História Militar e Militaria no Brasil.

Fonte (O Resgate FEB)