terça-feira, 15 de junho de 2021

BÉLGICA. MEDALHA DE YSER 1914 - 1ª GUERRA MUNDIAL (VENDIDO)




VENDIDO


Médaille de l'Yser


Medalha em Bronze escuro, de 35 mm em diâmetro coberta por bronze e com outro medalhão verde de menor diâmetro. O anverso trazia um homem nu, de capacete, segurando uma lança, à direita, a inscrição em relevo nas três linhas " 17-31 OUT 1914 ". No medalhão esmaltado, a inscrição em relevo " YSER ". O reverso exibia a imagem de relevo do lado esquerdo de um leão ferido rugindo, deitado na margem do rio Yser, uma flecha no ombro esquerdo, abaixo do leão, a inscrição de relevo " YSER ", no medalhão, a coroa real belga sobre a letra de relevo "A", o monograma do rei Albert. 
A medalha era suspensa por um anel através do laço de suspensão até uma fita de moiré de seda vermelha com listras largas nas bordas pretas. O vermelho denota o sangue derramado, o preto denota o luto. Fita Original . medalha escassa. 

Foi criado em outubro de 1918 para recompensar aqueles que lutaram no Yser entre 17 e 31 de outubro de 1914 e foi substituído por uma cruz em 1934 (decretos de fevereiro e agosto). Existem variantes de fabricação, bem como uma fita (não oficial) para lutadores flamengos.

A Medalha Yser foi concedida aos membros das Forças Armadas Belgas que faziam parte do exército que lutava ao longo do rio Yser entre 17 e 31 de outubro de 1914, que se mostraram dignos da distinção. A medalha também poderia ser concedida a cidadãos estrangeiros, caso do Príncipe Luís Felipe de Orléans e Bragança, membros de forças militares aliadas que participaram da Batalha de Yser . A medalha pode ser concedida postumamente.





Um pouco de fundo histórico...

O exército belga foi forçado a abandonar Antuérpia em 8 de outubro de 1914. Protegida por uma divisão britânica e uma brigada de fusiliers-marins franceses que atrasaram a marcha das tropas alemãs, ela retirou-se na companhia do rei Alberto, primeiro para Ostend, depois para a linha de Yser, entre Nieuport e Dixmude, onde se estabeleceu em 15 de outubro. Esta região da Flandres Belga Ocidental tem a particularidade de ser muito plana e pantanosa, sendo o único dique o aterro da ferrovia. No entanto, tinha a vantagem de estar sob fogo de navios ingleses, que não hesitaram em bater as colunas alemãs do General Von Beseler, o vencedor da Antuérpia.

As forças belgas foram apoiadas pela Divisão Francesa do General Grossetti e pelos fusiliers-marins do Almirante Ronarc'h, que se concentraram em torno de Dixmude.

Em 20 de outubro, o exército do Duque de Württemberg começou a atacar Nieuport e Dixmude, onde encontrou forte resistência das forças franco-belgas. Em 24 de outubro, o Duque de Württemberg lançou um novo ataque que ele esperava ser decisivo. Naquele dia, os fusiliers-marins franceses repeliram 14 ataques a Dixmude.

Em 28 de outubro, para evitar a quebra da frente, os belgas decidiram inundar a área entre o Yser e a linha férrea abrindo os bloqueios de Nieuport. Os efeitos foram imediatos desde que os ataques alemães cessaram em 3 de novembro por causa de um fracasso, o Estado-Maior agora preferindo concentrar seus esforços no setor Ypres, um pouco mais ao sul.

A vitória do Yser é considerada tão importante quanto a de Marne, impedindo que os alemães alcancem o tão esperado avanço e o envoltório das forças aliadas. Além disso, ao consertar a Frente Ocidental, está transformando este conflito em uma verdadeira guerra de posição.