![]() |
Tipo A - Johnson |
VENDIDO
Medaglia di Gratitudine Nazionale (Medaglia per le madri dei caduti)Medalha em Bronze medindo 32mm à direita a figura de um soldado caído, nu, recebendo uma coroa de louros de uma figura feminina voadora (Glória) no ato de beijá-lo, a seus pés uma segunda figura feminina (a mãe) em atitude de luto. Renverso: um verso de Gabriele D'Annunzio : " O FILHO/QUE NASCEU PARA VOCÊ/DA DOR/RENASCE EM VOCÊ "Ó ABENÇOADO"/NA GLÓRIA/E O HERÓI VIVO/"CHEIO DE GRAÇA"/ESTÁ CONVOSCO " em oito linhas, entre ramos de louro.
Tipo "A" Fabricante Johnson, Escultor: Giovanni Prini, Sem a Fita. Peça muito bonita.
A Medalha de Honra para Mães de Mortos na Guerra é uma distinção honorária de guerra estabelecida pelo Reino da Itália com o Decreto Real n.º. 800 de 1919 como um testemunho da gratidão da pátria às mães italianas que perderam um ou mais filhos durante a Primeira Guerra Mundial .
Tanto mães legítimas quanto mães naturais que reconhecessem seus filhos mortos tinham direito ao distintivo, mas somente se fosse provado, sem sombra de dúvida, que o soldado havia caído em combate ou em consequência de ferimentos sofridos em combate.
Era concedida pelo Ministério da Guerra ou pela Marinha, dependendo se o soldado morto fazia parte do exército terrestre ou marítimo.
A distinção consistia em uma medalha que, de acordo com a disposição fundadora, deveria ser fundida no bronze de canhões retirados do inimigo.
Em março de 1921, uma pequena coroa de bronze foi planejada para ser grampeada na fita.
Segundo G. Morittu - "Guerra e Condecorações, 1848-1945" Pádua 1982 - esta medalha foi cunhada com bronze de canhões capturados do inimigo.
Segundo G. Morittu - "Guerra e Condecorações, 1848-1945" Pádua 1982 - esta medalha foi cunhada com bronze de canhões capturados do inimigo.