segunda-feira, 2 de novembro de 2020

ALEMANHA. CRUZ DE MÉRITO DE GUERRA - 2ª CLASSE - 1ª GUERRA MUNDIAL (VENDIDO)

 





VENDIDO


Kriegsverdienstkreuz

Cruz em Bronze, 29.5mm, fita reposição longa, cruz em excelente estado.

Nota de rodpé:

Foi criado pelo Duque Ernest-Augusto III (cujas iniciais são tiradas do centro da cruz) em outubro de 1914 em uma única classe, para distinguir atos que não pertencem à Cruz do Mérito Militar. Ele vem na forma de uma cruz de bronze suspenso de uma fita azul com duas listras amarelas nas laterais.
Em novembro de 1915 foi criada uma fita para não combatentes que inverteu as cores da anterior: amarelo com duas listras azuis nas laterais.

Em março de 1918 foram introduzidos dois novos itens

  • Criação de uma cruz de primeira classe para re-distinguir aqueles que já eram detentores da cruz criada em 1914, esta última tornando-se de fato uma segunda classe. A cruz de 1ª classe, modelada na Cruz de Ferro, é grampeada no peito. Existem variantes de fabricação e fixação.
  • criação de um distintivo especial para a fita da cruz de 2ª classe: é concedido aos soldados que têm a 2ª classe e ter completado pelo menos dois anos de serviço ininterrupto na frente. Este distintivo, que apresenta o emblema de Brunswick (um cavalo salteante) dentro de uma coroa de folhas de baía acima de duas espadas cruzadas, é bronze ou prata fosca.