quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

BRASIL. MEDALHA DE DISTINÇÃO 2ª CLASSE - PRATA






R$ 600,00


BRASIL. MEDALHA DE DISTINÇÃO 2ª CLASSE 


Medalha em Prata . Entre ramos de louros atados por um laço a inscrição “Amor e Fraternidade” e gravado a buril a data do feito “ 31 - 3 - 1935 - 1936 ”. Medida: 2,8 cm. SEM FITA.. Medalha RARA 


Nota de Rodapé:

É talvez a mais expressiva condecoração civil conferida pelo Brasil. Pois ela pode ser conferida a qualquer brasileiro que atenda seus honrosos requisitos. Foi criada pelo Imperador D. Pedro II, por Decreto 1579 de 14 mar 1855, para distinguir pessoas que se tornassem notáveis por serviços de Humanidade. Em sua substituição, o Presidente Marechal Deodoro, baixou em 14 dez 1889, o Dec. 58, criando medalhas de Distinção para remunerar serviços extraordinários prestados à Humanidade em casos de naufrágios, riscos marítimos, incêndios, pestes ou qualquer calamidade.

As de 1ª classe são de ouro e só concedidas a pessoas que, em qualquer emergência das acima declaradas, se distinguirem por socorros extraordinários e de subido valor ou por serviços pessoais prestados com risco da própria vida. 

As de 2ª classe são de prata e conferidas àqueles que houverem mostrado dedicação não comum pela Humanidade e prestado serviços tão importantes que se tornem dignos de uma especial consideração.

Características: Anverso: Armas da República, embaixo a palavra "Brasil". Reverso: dístico "Amor e Fraternidade", e o ano em que foi concedida e a data do serviço prestado.

A fita é verde-mar para os serviços ou socorros em caso de naufrágio, incêndio no mar ou outros riscos marítimos, cor de fogo para ou prestados em casos de incêndio ocorrido em terra, e amarela para todos os outros serviços ou socorros prestados em terra.

É para ser usada no lado esquerdo do peito.