sábado, 31 de março de 2018

ESPANHA. MEDALHA DE LA CRUZADA 1939 (VENDIDO)






VENDIDO


Espanha. Medalha de La Cruzada "Diputación de Vizcaya"  

Medalha de bronze, 36mm A fita Original tem as cores da bandeira nacional, suspensão tradicional espanhol com alfinete. No rosto anterior apresenta montada a cavalo um guerreiro de meia idade, armado com espada e escudo que mostram os braços de Vizcaya, com a legenda "1936 - in memoriam 1939 - a Diputación de Vizcaya". Na parte de trás apresenta uma imagem da Virgem de Begoña com a criança e a legenda "cruzada nacional - para a Espanha um grande e livre". 
Também conhecida como a medalha de cruzada foi criada pela deputação Vizcaya em comemoração da insurreição nacional, em 3 de maio de 1939 foi acordado a sua criação, para recompensar a Bandeira de Vizcaya, Terceiro de Nossa Senhora de Begoña, Tercio de Ortiz de Zárate e os biscaineses que serviram em unidades do exército na linha de frente. Bem Conservada.

Nota de Rodapé: 
Em Vizcaya não houve revolta: o PNV, que havia conquistado a presidência (lehendakaritza) do Gabinete Basco, constituído como conseqüência do autogoverno do estatuto de 1936, criou os batalhões conhecidos como "Euzko Gudarostea", que uniam os batalhões integrados pelo governo. milícias dos outros partidos fiéis à República. Os esquerdistas de Vizcaya e Guipúzcoa juntaram-se às forças regulares que mantiveram sua lealdade ao governo republicano, pela defesa do território sob sua jurisdição. 

Durante os primeiros três meses de guerra, várias igrejas são saqueadas e destruídas e cerca de 50 padres são mortos. Na costa, a cidade de Ondarroa, Biscaia está em mãos nacionais, a linha de frente está localizada no bairro de Astarrika e deixando Berriatúa na parte republicana . As montanhas de Kalamua e Akondia nas cidades de Éibar e Marquina-Jeméin estão nas mãos dos republicanos, enquanto Karakate e as aldeias vizinhas, Elgóibar, Placencia de las Armas e todo o vale de Deva, estão sob o controle de os rebeldes. A linha marcada pelos cumes das Intxortas e Udalaitz passando pelo Besaide e Saibi torna-se a linha de frente. 
Em 1937, o governo basco antes da marcha de Guerra tenta salvar a pele e não hesita em vender seus aliados Assinando o "Pacto de Santoña", que causa a queda de Bilbao em 19 de junho, deixando praticamente toda a província em mãos nacionais e Continuaria até o final da guerra.